quarta-feira, 27 de maio de 2009

MODELOS DE LAREIRA

Quero aproveitar este friozinho para mostrar algumas lareiras bem charmosas.

Estar e jantar integram-se em quase 80 m2,fechados por vidro temperado laminado 8 mm (Vitrage). A lareira (Construflama) é igualmente grande: boca de 1,50 m de largura e 0,70 m de profundidade. É forrada de tijolos refratários e o resto da estrutura combina alvenaria e concreto.

A lareira (kit da Largrill) de chapa metálica dupla fica encaixada na parede de alvenaria que divide sala de escritório, e aquece ambos os ambientes.


O modelo a gás foi escolhido porque uma chaminé não poderia ser colocada, já que o quarto do casal fica acima do terraço. A parte superior, que parece esconder a coifa, na verdade é apenas uma caixa de alvenaria.A caixa de vidro temperado 18 mm esconde entre os pedriscos uma imperceptível base de concreto e deixa reinar absoluta a lareira do tipo filete (Construflama), modelo com queimadores que geram labaredas em linha reta. Instalada em um ambiente de 40 m², ela dispensa exaustão.
Os tijolos refratários no interior desta lareira foram pintados de preto com um spray resistente a altas temperaturas (Colorgin), opondo-se ao piso de mármore branco. Até chegar ao telhado, o duto (40 cm de diâmetro) parte do térreo e percorre todo o pé-direito do segundo andar. Neste projeto a lenha fica em uma prateleira de granito suspensa por tirantes.

Antes, tijolos aparentes; depois, um painel (1,10 x 3 m) de concreto revestido de pedra-luminária cortada no formato canjiquinha. Sob o painel da lareira, uma base de madeira baixinha, com 20 cm de altura e 40 cm de profundidade, que acomoda objetos e vasos.

Duas lareiras - uma voltada para o interior, outra para o exterior - parecem ser uma só. Porém, elas têm caixas de queima e saída de fumaça individuais, que desembocam no mesmo duto. Neste projeto duto é coberto de mosaico português. As duas bocas tiveram o revestimento interno de tijolos refratários brancos estendidos às bordas.

Canaletas de ipê em formato meia-cana, com sarrafeamento na alvenaria (trabalho artesanal executado pelos marceneiros Dalmo e Dário), destacam o volume desta lareira. Como base, o profissional usou um modelo pronto de aço galvanizado, revestido internamente de tijolos (Construflama). A boca recebeu moldura de granito apicoado.

O frontão de peroba de demolição (Móveis Tretel) é composto por tábuas de 1 m de extensão e 2 cm de espessura, passando a impressão de que a lareira está embutida na parede. A cantoneira de aço inox (Ketesi) resguarda a madeira e atende uma decoração rústica e moderna ao mesmo tempo.

9 comentários:

  1. Maricy parabéns pelo seu Blog.Eu sou Maria Luiza Aleixo,sou médica mas também amo arquitetura, decoração e artesanato. Gostei das idéias de lareiras.

    ResponderExcluir
  2. ola,tenho uma lareira no meio da parede da sala de tv parece uma churrasqueira cheia de pedrinha
    e horrivel gostaria de uma ideia para reforma
    obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Mary, quero decorar uma paderede de minha sala de estar, o problema é que éla mede 3,50 largura X 6,00 de altura. a idéia inicial era colocar uma tv de led de 50", más, ao visitar o seu blog verificamos a possibilidade de colocar uma lareira, você poderia de alguma maneira nos dar uma luz nesta questão.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Quero saber se há alguma distância padrão para colocar tv lcd próxima à lareira, na mesma parede

    ResponderExcluir
  5. oi estou fzd uma lareira a gas em ksa qeria saber oq fk bonito decorado em cima dela???

    ResponderExcluir
  6. OI! Gostaria de uma idéia ua qto ao modelo de lareira q eu quero fazer.tenho uma parede de+- 5m, quero fazer uma lareira bem ao meio e dos lados colocar vidro temperado ao invés de parede de concreto.quero revestir com canjiquinha.vc teria alguns modelos como sugestão?e qto a colocar a tv na lareira, ne tem problema em ela vir a estragar com o calor?é preciso fazer algum revestimento para q n passe o calor?se puder me ajudar agradeço.
    Edison. email: euro_72@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. ola ,preciso de uma ideia de lareira de canto,gosto de td clear.

    ResponderExcluir
  8. quais os tipos de pedras que podemos usar para revestir lareiras?

    ResponderExcluir
  9. Ester 18/08/2013
    gostaria de revestir minha lareira com pedra, qual seria a ideal e que ficasse moderna

    ResponderExcluir