segunda-feira, 1 de março de 2010

OS MÁGICOS VÃO LIVRES

A nova sede do governo de Minas Gerais projetada por Oscar Niemeyer que será inaugurada no próximo dia 4. Dois prédios são curvos como o Copan e têm grandes panos de vidro que garantem ventilação e iluminação naturais, o que economiza energia elétrica. Além disso, há captação da água de chuva que será usada nas descargas sanitárias.
O mais sensacional está no terceiro prédio, o palácio governamental (à esq.). Com um vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura, é considerado o maior edifício suspenso do mundo. Praticamente, deixa no chinelo o prédio do MASP, projetado por Lina Bo Bardi, com um vão livre de 80 metros.
Tudo é obra e graça da estrutura de concreto armado. Mas, para nós, leigos, parece mais efeito de mágica que edifícios tão grandes sejam sustentados por apenas dois apoios laterais ou pórticos de concreto armado. Olhá-los é muito tão fascinante !!

ARQUITETURA E ARTE

A dupla de arquitetos suíços Herzog e De Meuron também manifestou essa preocupação quando vieram ao Brasil apresentar o megaprojeto do Teatro da Dança, a ser construído no bairro da Luz, no centro de São Paulo, pela Secretaria de Cultura do Estado.


Maquete do Teatro da Dança de São Paulo.

Jacques Herzog afirmou que nesta obra está reciclando preceitos da arquitetura limpa do brasileiro Oscar Niemeyer e brutalista da italiana, naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi. Na maquete deste espaço cultural, lâminas de concreto aparente entrelaçam-se deixando vãos livres e integrados ao paisagismo.

MAIS VERDE NOS TELHADOSBRASILEIROS

Tecnologia japonesa permite construir jardins no telhado, resfriando os ambientes e absorvendo a água da chuva

Já pensou poder deixar sua casa até 13 graus mais fresca, sem usar aparelhos de ar-condicionado? É isso o que promete o Sky Garden, que acaba de chegar ao Brasil. A tecnologia japonesa permite a plantação de jardins em apenas 7 cm de solo orgânico. Colocado sobre o telhado, o gramado elevado resfria o ambiente abaixo e retém a água da chuva, amenizando os efeitos de enchentes. Perfeita para o clima tropical brasileiro, a ideia ainda ajuda a utilizar espaços perdidos acima de casas e prédios.

Além de poder ser utilizado em locais elevados, o solo especial, que pesa apenas 40 kg por m² (os comuns pesam cerca de 120 kg), também pode ser aplicado em jardins convencionais. É possível cultivar plantas como hortaliças e até árvores com a tecnologia. Nesse caso, o proprietário deve escolher versões mais espessas, como as de 40 cm. O produto é comercializado pela empresa Envec.

Os jardins na cobertura podem refrescar os ambientes embaixo deles em até 13 graus