quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CATEDRAL DA SÉ

ESTILO GÓTICO
O gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do Século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.
Os primeiros passos são dados a meados do século XII em França no campo da arquitetura (mais especificamente na construção de catedrais) e, acabando por abranger outras disciplinas estéticas, estende-se pela Europa até ao início do século XVI, já não apresentando então uma uniformidade geográfica.
A arquitetura, em comunhão com a religião, vai formar o eixo de maior relevo deste movimento e vai cunhar profundamente todo o desenvolvimento estético.
Fundamentos do estilo Gótico:
- Onde: França, norte da Europa
- Quando: 1140-1500
- Principal forma de construção: Catedral, Universidade e Prefeitura
- Planta: Interior unificado
- Suporte: Pilares, arcobotante
- Marca: Arco ogival, Abóbadas nervuradasquadripartite (de arestas e de 4 lados)
- Decoração: Escultura, vitral
- Efeito: Elevado, vertical, esquelético
- Inspiração: Leveza celestial
- Objetivo: Impressionar, enaltecer.


CATEDRAL DA SÉ


A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos góticos do mundo. A catedral foi criada em 10 de agosto de 1591.
O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais européias.
A catedral é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo.



CARACTERÍSTICAS GÓTICAS NA CATEDRAL DA SÉ:


Arco Ogival

Abóbadas nervuradasquadripartite

Arco ogival e vitrais.