sábado, 6 de março de 2010

PEQUENA VARANDA DE APARTAMENTO

3,40 m²
Um dia foi suficiente para a montagem deste espaço descontraído em São Paulo. “É um pedaço de verde na selva de pedra”, diz o arquiteto Neto Porpino. A metragem reduzida foi driblada com o jardim em vasos, que traz cores e hortaliças. Fixados com bucha, os suportes feitos sob medida pela Ferro em Estilo (que promete entrega em três dias) sustentam os cachepôs da Rizzo Embalagens. O piso original recebeu um deck de pínus autoclavado (Madeireira Castor) ladeado por pedriscos. Uma manta para drenagem (FG Import), disposta apenas sobre o ralo, assegura que as pedras não o invadam e acabem entupindo a instalação.

1. Partiu-se da linha central para definir a proporção entre os vasos, que distam entre si 25 cm na altura e na largura. Eles começam a 50 cm do chão. “O conjunto atua como um painel”, diz o arquiteto. 2. Nas bordas dos decks (cinco peças soltas de 1 x 0,30 m), utilizaram-se 20 kg de pedriscos.

Vasos coloridos receberam ervas e tempero e além de úteis, dão alegria ao ambiente.

Varanda construída em apenas um dia em um apartamento em São Paulo. Jardins de vasos e deck de pínus ladeados por pedriscos garantem o aconchego.