terça-feira, 7 de dezembro de 2010

IDÉIAS CRIATIVAS PARA SUA ÁRVORE DE NATAL

Lembranças à vista
Quando o repórter visual Mario Mantovanni parou para pensar em sua árvore, acabou fazendo uma viagem no tempo. “Sempre vivi essa celebração em clima de festa com minha família. Mas, ano passado, resolvi passar a data em um abrigo de crianças. Desde então, o Natal se tornou um momento de reflexão para mim.” Mario vasculhou as gavetas em busca de boas memórias. O resultado, nada convencional, é prova disso: fotos, recordações de viagens, presentes de amigos, santinhos, chaveiros, fuxicos e até o zíper de uma calça antiga foram presos diretamente na parede.
Faça igual: com um lápis, desenhe o contorno da árvore na parede. Use dupla face ou fita crepe para fixar as lembranças. “Deixe-se levar pela intuição para compor o arranjo. Só tome cuidado para não exagerar”, fala o repórter. Depois, uma borracha branca apaga o traçado.


Arranjo rústico cumpre o papel com delicadeza
A sala da repórter visual Tatiana Guardian conta com objetos de ar moderno. Para contrabalançar e aquecer o espaço, que não é grande, a moça criou um arranjo rústico com jeito contemporâneo: gravetos e bolas de isopor forradas de lã em um vaso de vidro (Paraíso das Essências). “Misturei galhos comprados na Ceagesp com alguns colhidos na pracinha perto de casa.”Lanternas japonesas acrescentam luz ao conjunto.
Faça igual: “Os gravetos no chão de jardins e praças são um material que a natureza já descartou, então podemos usá-los com a consciência tranquila”, diz a repórter. Prefira os secos, que, se bem guardados, duram anos. Tati sugere bolas de isopor com até 2,5 cm de diâmetro para o resultado não ficar grosseiro. “Na hora de trabalhar, espete um palito de dente na bolinha e pincele cola branca. Depois enrole a lã, apertando levemente. Lembre-se de deixar uma parte livre da cola para formar a alça. E tire o palito”, detalha.

Reciclagem moderna
Quem visita a república onde mora a estagiária de produção Verônica Naka se admira com a bela árvore dourada, suspensa no canto do estar. Aro, pedais, rodas dentadas e outros itens que formam uma bicicleta parecem flutuar na composição. “Esse material ia ser descartado em um bicicletário do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Bastou tinta para que ganhasse novo uso!”, conta empolgada a dona da ideia, que teve a ajuda dos amigos na montagem.
Faça igual: Verônica tingiu tudo com tinta spray dourada (Colorgin Metallik Interior), inclusive o arame galvanizado nº 18 e o tubo de papelão da estrutura central. Fios de arame, presos em um nó no interior do tubo, saem por um furo na tampa superior. Com um alicate de bico, a estagiária torceu esses fios em vários pontos, formando minúsculas argolas, e então os prendeu no aro, na base do conjunto. As argolinhas são o segredo para manter no lugar o fio encerado que envolve toda a composição, o pisca-pisca branco e os enfeites, pendurados com ganchos de arame. A árvore pronta foi suspensa com outro arame em um gancho com bucha no teto.

Tradição renovada com fitas e tecido
A primeira imagem que vem à mente quando se fala em Natal é a da árvore cheia de bolas vermelhas. Que tal repaginar o clássico com enfeites produzidos por toda a família? Essa é a sugestão do editor de arte Gustavo Curcio, que se inspirou em um ateliê de costura ao decorar o pinheiro artificial com azul e marrom. “A intenção é usar retalhos, botões e carretéis, que todos temos sobrando em casa.” E ele reforça que até as crianças podem participar da confecção das peças, já que o feitio é simples.
Faça igual: além do material de costura, bolas de isopor, feltro, argolas de plástico e fitas de cetim dão vida. Com as peças prontas, comece a distribuí-las pelos galhos – das maiores para as menores, de baixo para cima – e finalize com o festão de botões.

Dobraduras estampadas fazem bonito sobre a mesa
Puro papel. É esse material que forma a base triangular, o topo de flores e as estrelinhas da árvore da designer Rebeca Simone. “Gosto muito de origâmi, a arte japonesa de dobradura, e foi ela que inspirou esta ideia”, conta. Mas a moça alerta que é preciso paciência e dedicação. “Para o trabalho ser mais prazeroso, convide as amigas: enquanto as mãos estão ocupadas, dá para papear”, aconselha a designer, que não dispensou o auxílio da colega Beatriz Giosa.
Faça igual: Rebeca criou a própria padronagem ao colar em uma cartolina verde papéis específicos para origâmi (Hime-Ya) e para scrapbook (Casa da Arte) com estampas variadas, mas de cores aproximadas. “Funciona também com papéis de presente, mais fininhos”, afirma.

1. Comece com um pedaço quadrado de papel, com o lado colorido voltado para cima. Una e dobre as pontas opostas, de modo que, ao abrir, você tenha dois vincos perpendiculares.
2. Vire o papel do lado branco. Dobre-o ao meio, vinque bem e abra; depois dobre novamente na direção oposta, de modo que fiquem oito triângulos marcados no papel.
3. Com o lado colorido voltado para cima, segure o centro do quadrado e traga as pontas para baixo.
4. Dobre cada um dos triângulos em direção à linha central.
5. Desdobre o vinco que acaba de ser feito e abra como se fosse um bolso no papel.
6. Aperte essa nova parte na direção do vinco inicial, achatando-a.
7. Repita os passos 4, 5 e 6 nos outros três lados, para que fique como na foto acima.
8. Encaixe as pontas que sobraram para dentro dos triângulos.
9. Ao soltar o papel, a árvore estará pronta. Se quiser fazê-la dupla, como na reportagem, basta usar outro papel de tamanho diferente e repetir os passos. Encaixe uma dobradura na outra e utilize um rolo de papel higiênico e cola quente para fazer o suporte.

1. Dobre um pedaço de papel quadrado na diagonal. Você terá um triângulo.
2. Pegue as duas pontas da base do triângulo e dobre-as em direção ao topo. O resultado será novamente um quadrado.
3. Dobre as abas, na metade, para fora.
4. Desdobre-as e abra as duas abas.
5. Abaixe as abas na direção dos vincos anteriores, formando dois triângulos.
6. Deixe a dobradura voltada para a mesa e encaixe cada uma das pontas aparentes para dentro. 7. Volte a dobradura para cima e dobre os dois triângulos ao meio.
8. Com cola branca, una os dois lados. Está pronta a primeira “pétala”. Repita esse processo cinco vezes.
9. Para compor a flor, use cola branca. Quando pronta, esta peça também foi colada ao topo da árvore de origami.