sábado, 18 de setembro de 2010

CASA EM RAMPAS

Desenhada por Petr Hajek, Tomas Hradecná, Jan Šépka da Sepka Architects na pequena na cidade de Cernín a casa é baseada numa alternância de pavimentos como visto em rampas de acesso. Projetada para ser multifuncional, as aparentes rampas se transformam em ambiente de escritório ou até em home theater com cadeiras suspensas.

Uma casa de três andares construída em um declive a apenas 40km do centro de Praga na República Tcheca constitui um ambiente lúdico, para ninguém colocar defeito.

Talvez a funcionalidade não seja o forte do projeto, pois não há espaços íntimos, e a subida e descida dos andares deve cansar bastante, mas ninguém pode dizer que é um projeto comum. E as soluções para os armários, os quartos, sala de entretenimento e de jantar são muito legais e diferentes.

As janelas e outras aberturas laterais deixam a luz natural penetrar e iluminar todo o ambiente. Já para a isolação térmica e a impermeabilidade foram utilizados poliuretano em spray (um tipo de plástico flexível) em toda a construção e posteriormente pintado de rosa em homenagem a construção Versuchsanstalt fur Wasserbau und Schiffbau (Instituto de Engenharia Hidráulica) criada pelo arquiteto alemão Ludwig Leo.

O custo total da obra foi de US$300.000.