quarta-feira, 12 de agosto de 2009

IDÉIAS PARA SUA CASA

A arquiteta Regina Adorno paginou o desenho da parede ao fundo no computador e aplicou tinta acrílica de tons cinza, branco e preto, em listras de espessuras diferentes (5, 18 e 23 cm). “É um recurso barato que causa efeito de movimento e profundidade.”

Bom exemplo de mix de estilos: em torno da moderna mesa laqueada com adesivo de talheres se espalham cadeiras, poltronas e sofá considerados vintage, enquanto todo o conjunto é iluminado por luminárias atuais que emprestam o glamour do clássico dourado.

Neutro e elegante, este rodapé invertido, conhecido ainda como recuado, foi executado durante a obra. “É o tipo de detalhe que só pode ser feito antes da instalação do piso”, explica a arquiteta. O recurso exige um rasgo de 3 a 5 cm de altura na alvenaria, rente ao chão. Em seguida, um perfil metálico em L é embutido na abertura, e depois é necessário refazer o acabamento.

Portas de correr tornam-se visualmente mais elegantes quando, abertas, se escondem na alvenaria. Para tanto, é preciso criar paredes duplas, afastadas o suficiente para que as folhas corram sobre trilho sem ferir o acabamento.

O ambiente de Débora Aguiar em Casa Cor 2009 trouxe muitas idéias para quem pretende ter um projeto sustentável. Paredes de vidro intensificam a luminosidade do espaço durante o dia, evitando o acionamento de luzes artificiais. No piso, tiras de concreto estampado imitam com perfeição a madeira, uma solução para preservar nossos recursos naturais. Já estofados, como os pufes, utilizam como forração as ecológicas lonas de caminhão.

Tanto por segurança, quanto por estética, pisos de diferentes materiais instalados num mesmo ambiente devem ter nivelamento perfeito. A compensação entre a altura dos revestimentos é feita por meio do contrapiso. Neste banheiro, a arquiteta juntou placas de mármore travertino com tábuas de madeira.