Construído às margens do Rio Tietê, o Jardim Pantanal freqüentava os noticiários todos os verões, quando as chuvas castigavam o bairro obrigando seus moradores a usarem barcos para transitarem pelas ruas durante as enchentes.
A partir de 2002, um programa de drenagem e reurbanização do governo estadual solucionou os principais problemas de escoamento e removeu 3 mil famílias de áreas críticas para conjuntos habitacionais dentro do bairro.




ANTES
Vistas de longe, as casas amontoadas, feitas de blocos e sem reboco, formam um cenário cinzento e sem charme que São Paulo aprendeu a chamar de favelas. São bairros que cresceram de forma improvisada e irregular, mas que nos últimos anos estão sendo urbanizados e legalizados.

Atento ao problema,casas do Jardim Pantanal ganharam nova cara, sob a assinatura do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Mais do que o simples embelezamento das casas, Ohtake defende que todo o processo de pintura ajuda na mobilização dos moradores, que participam das escolhas das cores e podem assumir a defesa do bairro contra a depredação.
.