quarta-feira, 27 de maio de 2009

ARQUITETURA MODERNA COM ABÓBADAS

A surpresa desta casa se reserva apenas aos que entram. O olhar se dirige para cima, atraído pelo alaranjado do tijolo, intrigado com esse material tão associado à terra estar no teto – que, além do mais, é curvo. Tradicional, essa técnica foi retomada pelos arquitetos modernos numa nova linguagem, como nesta casa.
O arquiteto, então, adaptou o projeto ao novo programa, mantendo as duas premissas principais de seu desenho: a forma de pavilhão e a cobertura abobadada.


Suporte para a iluminação, os tirantes metálicos têm função estrutural: anulam o esforço lateral que as abóbadas fazem sobre os pilares, impedindo-os de abrir. O cálculo estrutural estabeleceu o espaçamento entre eles, que pontuam todos os ambientes.

O diâmetro do arco (6,50 m) quase equivale à largura da casa, totalmente aproveitada na área social. Ali, o piso é um cimentado lixado, com acabamento de verniz PU. Na cozinha, bancada e prateleiras de mármore. O painel de vidro fixo garante luz natural.

O detalhe mostra um raio X da abóbada, fechada com platibandas de concreto e coberta com terra. Ali, o paisagista André Paoliello, plantou furcreias e agaves.
Esta idéia de "telhado verde" é muito bom para o conforto térmico e também para a natureza!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário