sexta-feira, 19 de março de 2010

DECORAÇÃO COM CORES

Com mais de 20 tons de esmalte sintético, o painel executado pelos artistas plásticos Sandra Mara Sanches e Mauro Coelho quebrou o domínio do branco e se tornou ponto forte da decoração da sala de jantar assinada pela consultora de interiores Antonia Benedita Mendes.

As misturas ousadas dão o tom na casa do arquiteto Léo Romano. Na sala de jantar, a escultural poltrona Red and Blue encontra eco no vermelho presente na escada metálica e no quadro assinado pelo dono da casa.

No estar da casa de Léo Romano, as estampas de xadrez e floral aparecem lado a lado nas poltronas. A cômoda e a geladeira de cores ensolaradas completam a composição.

CURVAS ASCENDENTES

Curvas ascendentes: primeiro projeto do japonês Toyo Ito na América Latina, esta casa nos arredores de Santiago estende, como num abraço, suas longas rampas ao redor do pátio. E convida a um percurso em espiral sem fronteiras entre dentro e fora.


Este projeto é o primeiro trabalho do japonês Toyo Ito na América Latina.
Ao aceitar fazer parte do empreendimento Ochoalcubo, Toyo Ito acatou duas premissas: o uso do concreto branco e a cobertura plana. A entrada se dá pela parte mais baixa do terreno, sob o bloco que abriga os quartos e se volta para a rua.
O corredor fechado com vidros opacos Profilit (da empresa chilena Glasstech) conduz aos três quartos.

O caminho de pedra que atravessa o jardim desemboca na porta principal, situada na ponta da passarela. A área social ocupa toda essa parte da construção. No lado oposto, ficam os quartos.

Da sala de jantar, o corredor envidraçado vizinho ao pátio e a porta camuflada no painel de madeira dão acesso à cozinha, montada com móveis da italiana Driade.

Quatro janelas quadradas iluminam e ventilam a cozinha, que recebeu piso cerâmico.

Os quartos são voltados para a vista das montanhas, maximizada pelos caixilhos que vão do piso ao teto. Como nos demais ambientes, o concreto foi mantido aparente.

A construção atende, com o bloco dos quartos, ao pedido do empreendimento por formas cúbicas. Mas Toyo Ito deixou sua verdadeira marca na sinuosidade da estrutura de concreto, aspecto que vem explorando com sucesso em sua obra.


O “O” que dá nome à casa se faz entender melhor se observarmos a planta. Circular, ela tem duas rampas que delimitam o pátio e interligam o bloco social ao íntimo. A cobertura vazada repete o contorno do jardim e reforça a ideia de um espaço contínuo.