quarta-feira, 9 de abril de 2014

Casas Contêiner



Que tal morar e trabalhar num contêiner? Essa reportagem da Minha Casa esta muito interessante:  http://abr.ai/1ilqxyX 
As  vantagens da utilização dos Contêiner são: obra mais ágil, mais barata, a obra chega a ser 30% mais barata do que uma convencional e ecologicamente correta já que estamos reutilizando, reaproveitando algo que iria pro lixo. Só requer, no entanto, o aval da prefeitura, como qualquer outra. 

Outros exemplos:





Como construir Casas Contêiner

 A construção de uma casa contêiner deve ser feita por profissionais, não existe uma receita mágica. Como a maioria de outras construções modulares, esse tipo de construção demanda técnica e conhecimento especifico. Por isso, meu conselho é: Procure um bom arquiteto e empresas que faça projetos com estruturas metálicas. Dificilmente você encontrará uma empresa que mexa só com isso. Essa técnica é realmente muito nova no Brasil e precisa ser mais divulgada.
No mais darei algumas dicas para que você incorpore o contêiner no seu projeto e torne o ambiente mais agradável e charmoso.
  • Ao comprar o contêiner, dê preferencia por aqueles que faziam em sua vida útil  o transporte de carga refrigerada. Eles já possuem um isolamento térmico o que tornaria o clima na sua casa mais agradável. Se não encontrar esse tipo de contêiner mande fazer um isolamento, lembre-se que metais são excelentes condutores de calor, sem nenhuma proteção pode ser insuportável viver em um contêiner;
  • Os contêiner funcionam como lego, permitem mil tipos de encaixes diferentes, por isso as formas e tamanhos das construções podem ser variados, só é necessário uma boa fundação para que eles fiquem firmes no solo;
  • sistema hidráulico é idêntico ao de uma obra comum: embutido nas paredes;
  • As paredes e tetos podem ser revestidos, após o isolamento térmico, com drywall, que são bastantes leves, ideais para esse tipo de construção, ou placas de madeiras, que oferecem um ambiente mais aconchegante.
  • Os pisos, se o do contêiner estiver em boa condição, pode ser feito de forma simples, utilizando a aplicação de piso sobre piso por exemplo;
  • As portas e janelas são sustentadas pela própria chapa metálica, sem necessitar de reforços. Para fazer as aberturas são necessárias lixadeiras e brocas e o trabalho de um profissional.
Veja um esquema básico de como funcionam as principais instalações para a construção de uma casa contêiner.
projeto-casa-conteiner-pequena-organizada
Imagem via: Casa
 
http://www.arquitetaresponde.com.br/casa-conteiner/