sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

QUARTOS COM PERSONALIDADE

Quarto em estilo ousado. A começar pelo tom forte e quente da parede, nada é convencional no quarto de 30 m² assinado pelo designer de interiores Francisco Cálio. A tinta da Sherwin-Williams (Junebery, ref. SW6573) faz referência à flor do galho de jasmim-manga, plantado no vaso de Paula Almeida. Além da cor inusitada, não há cabeceira atrás da cama, apenas um grande nicho de concreto aparente que serve de criado-mudo, suporte para quadros e livros e banco.
O que torna este quarto especial: o aparador de concreto atrás da cama, que substitui cabeceira e criados-mudos.

Quarto marcado por efeito gráfico. Quase como em um jogo de montar, placas estofadas foram posicionadas sobre velcros adesivados na parede do quarto de 35 m². “Queria fugir da obrigação de simetria de cabeceira e criados-mudos. Por isso, bolei um painel de peças de diferentes cores e tamanhos”, diz a arquiteta Regina Adorno, autora do projeto. O comprimento total do painel chega a 3,90 m. Tanto o linho das placas estofadas como o da roupa de cama são da Villa Nova (confecção da La Belle Bergère). O tapete (Avanti) sobreposto ao carpete (Tecer) traz conforto duplicado ao ambiente. “Ele é o único item com estampa. Seu desenho se casa com a proposta de grafismo.” O banco ao pé da cama (Auping) é do designer Sergio Rodrigues, à venda na Dpot.
O que torna este quarto especial: o desenho gráfico da composição de placas, que funciona como cabeceira.

Quarto aconchegante. Um grande painel de cabeceira parece abraçar a cama do quarto de 19 m², decorado pela arquiteta Paula Magnani. Revestido de camurça sintética, ele ultrapassa a parede principal e avança nas laterais, abrangendo a profundidade dos criados-mudos. Repare que a peça é composta de placas de diferentes tamanhos para conferir movimento ao visual. Ligeiramente mais baixa que o usual, a cama de couro também favorece essa percepção. Com 4,50 m de comprimento total e 1,96 m de altura, o painel foi executado pela Decoramelo. A cama tem enxoval da Trousseau e almofadas da L´Oeil e do Empório Beraldin. Pendente da Dominici e arranjo de Giordana Freitas.
O que torna este quarto especial: grande painel de camurça sintética envolvendo a cama e o desenho contemporâneo da cama, mais baixa que o usual (50 cm de altura).

SÃO PAULO INAUGURA NOVA BIBLIOTECA

Capital paulista ganha mais um espaço cultural, a Biblioteca de São Paulo

Engana-se quem pensa que a época das bibliotecas já se foi. Muito pelo contrário. Para se manterem atuais e dinâmicos, esses espaços dedicados à cultura vêm se adequando às novas tecnologias e implementando outros tipos de mídia. E foi com esse ideal que nasceu a Biblioteca de São Paulo, localizada na zona norte da cidade, dentro do Parque da Juventude - onde funcionava a antiga penitenciária de São Paulo, o Carandiru.

Construída em uma área de 4.257 m², projeto do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, a biblioteca inaugurada pelo Governo do Estado oferece à comunidade um espaço vivaz e sofisticado, com ar daquelas livrarias grandes e modernas. O acervo inicial de livros conta com 30 mil títulos, além de milhares de DVDs, CDs, audiolivros, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, jornais nacionais e internacionais e revistas variadas. Tudo isso distribuído em dois andares coloridos e bem decorados pelo escritório Dante Della Manna – com direito a móveis assinados pelo designer Fernando Jaeger.

A biblioteca possui cinco áreas de atividades, divididas por faixa etária: uma para crianças de até 3 anos; outra para as de 4 a 11 anos; espaço infanto-juvenil, dedicado aos jovens de 12 a 17 anos; e espaço adulto com materiais acessíveis para maiores de 18 anos.

Lá, os usuários ainda têm à disposição um auditório, área para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura e um café. Pessoas com deficiência têm acesso irrestrito a todos os ambientes, podendo desfrutar também dos 100 computadores com acesso à internet e dos sete Kindles – gadget da marca americana Amazon, que possibilita ler livros e mídias digitais em um único aparelho eletrônico.
Vale a pena reservar uma tarde para conhecer o lugar, adquirir conhecimento e, quem sabe, fazer amigos.
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana
(zona norte da capital – Acesso pelo Metrô Carandiru)
Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Entrada gratuita. Telefone: (11) 2089-0800