quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CHALÉ DE MADEIRA NA PRAIA

Escolha natural: usando um sistema pré-fabricado, a família paranaense criou um chalé de madeira de 80 m², com três quartos, churrasqueira e varanda. Aprovada pelo Ibama, a obra só durou 8 meses.
A viagem de Curitiba ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, dura uma hora. Até a ilha das Peças, são mais 25 minutos de lancha.


O telhado recebeu atenção especial. “Os proprietários não gostam das típicas duas águas. Por isso, propus beirais largos e um jogo de 16 planos seguindo a planta em H”, diz Olga Bergamini. Com um sistema pré-fabricado, a construção demorou somente oito meses para ficar pronta.

Três tipos de madeira aparecem na construção: garapeira, nas paredes; muiracatiara, no assoalho; e itaúba (Madeireira Gralha Azul), no forro e no telhado. “Todas são de origem legal”, garante a arquiteta Olga Bergamini. Sofá da Estofaria Pereira e mesas e cadeiras da Artesanal.

No corredor entre a ala social e os quartos, a arquiteta Olga Bergamini alocou a cozinha – uma forma de otimizar a planta compacta. Os armários são da marcenaria Schuartz & Filhos.

Todos os cômodos têm portas de correr com telas mosquiteiras. Abertas, elas integram os ambientes no projeto de Olga Bergamini.

Guapês e guanandis, árvores nativas preservadas, guardam o caminho que leva à praia, demarcado por dormentes, mesmo material usado na cerca. A areia fica à vista, ao gosto dos donos. Projeto de Olga Bergamini.

1. Telhado. Com 60% de inclinação e 16 águas, é composto de vigamento, ripamento, manta isolante, telhas portuguesas e forro de itaúba. 2. Paredes. Cada peça de garapeira (15 x 130 x 3,50 cm) foi encaixada em montantes de 14 x 14 cm. Nas bases, a fixação se dá por meio do peso do próprio conjunto. 3. Piso interno. A casa fica suspensa do solo, apoiada em barrotes de garapeira de 14 x 14 cm. O piso de muiracatiara foi instalado por encaixe macho e fêmea. 4. Fundação. Constituída de sapatas de concreto armado. 5. Hidráulica e elétrica. Por estar suspensa, a construção concentra sob ela as instalações hidráulicas e elétricas, facilitando a manutenção. 6. Deque. A superfície de itaúba foi lixada e, posteriormente, protegida com verniz impregnante (Sparlack Cetol Deck, da Akzo Nobel).

Detalhe construtivo das paredes.

Em formato de H, o chalé possui três quartos, dois banheiros, salas, churrasqueira e lavanderia cobertas e uma varanda. A cozinha é o coração da casa.

24 comentários:

  1. Oi Mary!
    Omodeus! O que é isso! Com uma casa dessa, num lugar desse, eu ia querer mais o que na vida? ( só a megasena de 115 milhões que saiu ontem e não foi pra mim) Deslumbrante! Amei, adorei, eu quero! Delícia pura! Parabéns terei sonhos com essa casa...beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mary,
    Eu de novo. Desculpe por falar no assunto, mas é que tem gente que não sabe que tem...será que você não gostaria de tirar esse verificador de palavras? É que tem hora que a gente nem vê as letrinhas direito...até anda rolando uma campanha, não sei se você viu no meu blog...resolvi te dar um toque porque muitas vezes a pessoa nem sabe que tem, e quem comenta pode ficar sem graça de falar...
    Depois de ler você pode apagar essa mensagem se quiser, não me incomodarei. beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  3. Nossa lindo...amei...

    Bjão
    http://andreiarenovandoereciclando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mary!
    Obrigado pela visitinha!
    Respondendo sobre a verificação de palavras: vá até design, clique em configurações e depois em comentários. Vá até onde está escrito "exibir uma confirmação de palavras para os comentários?" e clique em NÃO. Acho que é só.
    Espero que dê certo! Em um próximo comentário eu te digo...beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  5. Nossa que LINDO! se tu me falasse agora: "quer trocar a tua casa por este chalé" eu diria um SIM muito feliz, na hora! eu amei essa casa, simples e super aconchegante!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ainda terei um chalé de madeira!! Acho lindo e aconchegante!!! E esse maravilhoso foi construido em apenas 8 meses!! Um dos meus sonhos de consumo!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Renata, adorei sei chalé, gostaria de saber se os banheiros são em alvenaria? se não qual revestimento usou? e qual o custo do metro 2?
    um abraço
    Renato Silva Junior

    ResponderExcluir
  8. O banheiro tbm é de madeira?

    ResponderExcluir
  9. gostei do projeto !!!
    gostaria de executar algo parecido para uma casa de montanha no Espirito Santo.
    Vc indica alguma empresa especializada nesse tipo de obra em madeira?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Gostaria de dizer que o chalé era realmente muito lindo. Mas houve um incêndio no ano passado que destruiu completamente a construção...Muita sacanagem....

    ResponderExcluir
  11. O chalé é lindo, mas se vermos pela planta baixa podemos identificar um problema de conforto... sai da sala pra cozinha.. isso é errado pleas normas da ABNT

    ResponderExcluir
  12. Como entrar em contato com o proprietário desse projeto?

    ResponderExcluir
  13. Ola!Mary né?!
    Eu tenho uma pequena pousada no PETAR,náo sei se ja ouviu falar...
    tenho um terreno de aprox. 3.000m e gostaria de compor alguns chalés sendo que nenhum de frente com o outro e capacidade de uma a 5 pessoas...gostaria de entrar em contato com vc e ver as possibilidades....desde ja agrade;o a aten;áo dispensada.abxs
    Salatiel A. Almeida
    Ger.propr.Pousada Rancho Hanna

    ResponderExcluir
  14. AMEI SEU CHALÉ...PARABÉNS....SE QUISER VISITAR MEU BLOG: solangelbf.blogspot.com
    tem coisas de arte, idéias legais, meus quadros, etc...sucesso para vc.

    ResponderExcluir
  15. Maricyarquitetura

    ResponderExcluir
  16. maricyarquitetura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. e-mail da mary arquiteta:

    maricyarquitetura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. e-mail da mary arquiteta:

    maricyarquitetura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. maricyarquitetura@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Maricyarquitetura

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDE ! SOU EDSON DE MARINGÁ NO ESTADO DO PARANA , GOSTARIA DE SABER O VALOR DESSE PROJETO

    ResponderExcluir
  22. QUERO FAZER UM CHALÉ DESSES NO CONDOMINIO PROXIMO DO RIO PARA PASSAR FINAIS DE SEMANAS

    ResponderExcluir
  23. SO TENHO PEQUENAS MUDANCAS NESSE PROJETO

    ResponderExcluir