sábado, 17 de julho de 2010

FAVELA JARDIM PANTANAL

A semana passada comecei a estagiar no CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), e a primeira favela que fui visitar foi a do Jardim Pantanal(zona leste), onde possui uma população de +ou- 40.000 habitantes. Foi feito um lindo trabalho lá !!!!!
Construído às margens do Rio Tietê, o Jardim Pantanal freqüentava os noticiários todos os verões, quando as chuvas castigavam o bairro obrigando seus moradores a usarem barcos para transitarem pelas ruas durante as enchentes.
A partir de 2002, um programa de drenagem e reurbanização do governo estadual solucionou os principais problemas de escoamento e removeu 3 mil famílias de áreas críticas para conjuntos habitacionais dentro do bairro.

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS

ANTES

DEPOIS


ANTES
Vistas de longe, as casas amontoadas, feitas de blocos e sem reboco, formam um cenário cinzento e sem charme que São Paulo aprendeu a chamar de favelas. São bairros que cresceram de forma improvisada e irregular, mas que nos últimos anos estão sendo urbanizados e legalizados.

DEPOIS
Atento ao problema,casas do Jardim Pantanal ganharam nova cara, sob a assinatura do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Mais do que o simples embelezamento das casas, Ohtake defende que todo o processo de pintura ajuda na mobilização dos moradores, que participam das escolhas das cores e podem assumir a defesa do bairro contra a depredação.
.
O reboco nas paredes das casas mal-acabadas, outro ponto relevante do projeto, visa a diminuir a umidade dentro das residências.

Parque Central da Favela Jardim Pantanal, lindo projeto!!! Além desso tem outro parque, escolas, creches, viveiro, centro de recuperação de drogados, galpão de reciclagem, entre outros.........todos para a melhoria da comunidade!!!!

8 comentários:

  1. muito interessantte.....como e bom ver algo q torna a vida de muitas pessoas bem melhor...bom finde semana.

    ResponderExcluir
  2. Mary, adorei o post.....
    Já tinha visto este trabalho do Arq. Ruy Ohtake e tinha adorado! Muito boa essa melhoria na moradia das pessoas! Vc deve estar adorando o novo estágio neh?! Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Mary, adorei esta matéria.
    Eu trabalho na prefeitura em Gaspar-SC e estou fazendo um curso de urbanização de favelas oferecido pelo Ministério das Cidades.
    Vou pesquisar mais sobre este reurbanização e colocar em prática na cidade que eu trabalho.
    Vou sempre visitar teu blog. Estou começando o meu agora.
    Boa sorte no estágio.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. AAHH, meu blog é www.arquitetadeplantao.blogspot.com.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada á todos pelo carinho!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  6. ola .. gostaria de fazer um projeto para meu apartamento ??? se quiser me envia o seu e-mail que lhe envio a planta estou querendo deixar ele bem legal e gostei dos seus projetos .!!!
    abrs
    ju_zanquetta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. o Senhora...
    antes de qualquer coisa,o nome do seu testo deveria ser Jd Pantanal, e não favela Jd Pantanal, mais uma coisa... a maioria das imagens que vi, NÃO se refere a em que vc esta comentando no seu texto, ou seja o bairro do Jd Pantanal.
    uma frase muito errada que disse: "o Jardim Pantanal freqüentava os noticiários todos os verões, quando as chuvas castigavam o bairro obrigando seus moradores a usarem barcos para transitarem pelas ruas durante as enchentes."
    O barco não é usado a mais de 10 anos !
    creio eu que a senhora nunca freqüentou a PERIFERIA Jd Pantanal, pela sua total ignorância pelo assunto !
    e mais uma coisa, DES DE QUANDO UM ARQUITETO FREQÜENTOU O JD PANTANAL ?
    SE VC REALMENTE FOR AO JD PANTANAL, VERÁ QUE "NADA " FOI FEITO ! REPITO NADA !
    SOU MORADORA DESSE BAIRRO E FIQUEI MUITO CHATEADA COM SUA FALTA DE PERCEPÇÃO, MORAL E SEU DESRESPEITO A AREA CITADA !
    sugiro que tenha mais atenção na sua fala, e n poste nada so para usar uma matéria como escada para seu reconhecimento!e mais O GOVERNO NUNCA PRESTOU ATENÇÃO NA QUESTÃO DE DRENAGEM E NEM DE PINTAR A AREA !
    as ruas n tem asfalto, não tem saneamento BÁSICO !
    IMBECIL !

    ResponderExcluir
  8. sua filha da ....
    drogado é o cacete porra!
    escreva melhor e com mais propriedade
    IMBECIL!
    e porrrraa.!
    onde é que isso é Jd. Pantanal !
    preste mais atenção no que fala!
    essa falta de propriedade na sua fala é comovente !

    ResponderExcluir