quarta-feira, 23 de junho de 2010

38 m² bem distribuídos neste apartamento

Passados dez anos desde que se mudou de Campinas para São Paulo a fim de cursar engenharia, Alexandre viveu muitas mudanças. Por isso, o apartamento de 38 m² comprado pelo pai para lhe servir de moradia já não combinava com seu momento de vida. “De estudante a executivo que viaja muito, ele agora precisa de um apartamento prático”, diz o designer de interiores Marcel Steiner, contratado para renovar o imóvel. Da primeira ideia, que envolvia apenas a troca dos móveis, logo Alexandre foi convencido a derrubar algumas paredes para fazer o espaço render. A outra providência foi eliminar parte da parede do quarto, que agora se integra à área social e lhe confere ares de loft contemporâneo.

Alexandre adora ler na varanda. Para torná-la mais agradável, Marcel colocou decks prontos (50 x 50 cm, Leroy Merlin), e o morador escolheu os vasos de plantas. Na parede da sala, cinza (Suvinil, ref. E154).

Para que a cama tivesse uma superfície de apoio, Marcel derrubou apenas parte da parede que dividia o quarto da sala (veja a planta). O tom grafite-escuro (Suvinil, ref. P154) reforça o ar masculino.

Alexandre viaja muito a trabalho, por isso, quando está em casa, curte seu hobby preferido, que é cozinhar. Assim, investiu em móveis planejados novos (Favo) e equipamentos sofisticados.

Marcel sugeriu um piso único para os ambientes integrados. Os materiais existentes foram substituídos por tacão de cumaru (IndusParquet) – mantido com sabão neutro e pano úmido até na cozinha.

A obra envolveu a derrubada de algumas paredes para tornar a circulação mais fluida, uma vez que o apartamento era compartimentado em sala, quarto, cozinha e banheiro. Agora, somente o banheiro fica isolado. A cozinha avançou cerca de 1 m sobre a área de serviço com a retirada de uma parede e do tanque. Uma porta de correr de vidro separa o ambiente da máquina de lavar e secar.

5 comentários:

  1. achei muito interessante o trabalho feito ....

    ResponderExcluir
  2. Eu sou muito fã do Marcel acompanho o trabalho dele e ele sempre dá dicas ótimas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Execelente o projeto, ficou ótimo.
    Sou estudante de design de interiores.

    ResponderExcluir
  4. Incrivel o que podemos fazer em apenas 38m²,né? Uma graça este projeto!!!!!Bjs á todos.....

    ResponderExcluir
  5. Mary,o que é isso?! Tenho visto muito sobre arquitetura e decoração mas o seu Blog é tudo de bom.Tudo que achei que já tinha visto,descobri que foi pouco.Sou do signo de aquário também,talvez por isso me identifiquei tanto.Amei!!!!!!!! Sou Roseleila B.D.Santos eu amo decorar casa,espero no futuro ter condições de cursar a faculdade está muito difícil sou dona de casa. Beijos!!!!

    ResponderExcluir