quarta-feira, 7 de abril de 2010

COMO ESCOLHER SEU HOME THEATER IDEAL

Qual é o melhor tamanho de tela? Quantas caixas acústicas devem ser instaladas? É preciso mandar fazer uma estante especial? Para montar seu home theater adequado, vários cuidados devem ser levados em conta. Veja aqui o que os especialistas recomendam.
Texto Flávia Benvenga Ilustrações Gus Morais/ Especial Home Theaters.
O avião “voa” logo acima da sua cabeça, o herói da história parece “sair” da tela, e você se sente “dentro” do filme – sem se levantar do sofá. Não importa o tamanho do ambiente. Para quem deseja ter em casa as emoções do som e da imagem do cinema, o céu é o limite na hora de montar um home theater: televisores de altadefinição, telões, sistemas de som digital, acesso direto a arquivos salvos em pen-drives, celulares ou MP3 players, conexão com notebook, e por aí vai... Uma dúvida, porém, pode surgir: quais são os equipamentos ideais, que se harmonizam e cabem no espaço disponível sem comprometer a decoração?
Os especialistas garantem que é possível projetar um bom home theater em uma área de aproximadamente 9 metros quadrados – um cômodo de 3 m x 3 m – e manter o local aconchegante e bonito. Ele pode compor o living, ser um ambiente independente e fechado ou integrar a área social da casa, formada por sala de estar e de jantar e varanda gourmet. “Essa, aliás, é a tendência mais forte que se vê hoje em dia”, afirma Edson Kei Imasato, diretor da Imagic Multimídia, empresa de São Paulo especializada em instalação de equipamentos de áudio e vídeo. “Nos novos apartamentos, mais espaçosos, o ambiente para o home theater é uma continuação do living e está acoplado à varanda com churrasqueira. Assim, os moradores recebem os amigos, assistem a filmes, ouvem música, comem, vêem fotos no televisor, acessam a internet, enfim, todos convivem e se divertem em meio à parafernália eletrônica”, diz Imasato.
Com tantas opções de aparelhos, o importante é ter em mente a coerência com o tamanho do ambiente, pois um profissional competente é capaz de adequar o home theater à área a que será destinado e, como resultado, criar um verdadeiro cinema doméstico. “Um espaço grande exige caixas acústicas maiores e mais potentes, assim como abriga perfeitamente um telão de 100 polegadas, por exemplo”, diz Imasato. “Já o home theater integrado ao living costuma ser menor e exigirá soluções diferentes, como posicionamento correto das caixas para não refletir o som, e até cortinas black-out para deter a luz do sol”, afirma o especialista. Veja a seguir os itens que não podem faltar e as dicas fundamentais para escolher o seu home theater. E não esqueça: é sempre bom ouvir as recomendações de um consultor antes da compra!
Os equipamentos
O kit básico para montar um home theater é formado por televisor de pelo menos 32” (de preferência de plasma ou LCD), tocador de DVD, receiver (que gerencia a imagem e o áudio do home) e o sistema de som 5.1, formado por cinco caixas acústicas e um subwoofer.
As caixas acústicas
Elas podem ser grandes ou pequenas, visíveis e até embutidas na parede ou no teto, dependendo do projeto técnico e de decoração. “Em home theaters instalados em ambientes integrados, uma forma de melhorar a acústica é colocar as caixas no forro de gesso para que o som saia de cima para baixo, de modo a criar um espaço sonoro mais concentrado”, explica o especialista Edson Key Imasato. O sistema 5.1, um dos mais usados, tem:
Uma caixa frontal, geralmente instalada logo abaixo da TV, que reproduz a voz;
Duas caixas laterais, que transmitem a ambientação da cena e o som estéreo de um show;
Duas caixas traseiras (ou surround, isto é, o som que vem de trás do espectador reproduz os efeitos da cena, como palmas, o barulho do tiro, o som do avião);
Um subwoofer, que normalmente fica no chão devido à vibração, pois gera as baixas freqüências de som, como os graves. Várias marcas de equipamentos eletrônicos comercializam sistemas integrados de home theater, que inclui receiver, caixas de som e subwoofer – uma opção mais econômica. Mas, para quem tem sala grande e quer sofisticar, a melhor escolha é o sistema 7.1, que acrescenta duas caixas traseiras. Essas, porém, devem ser posicionadas atrás do sofá, a pelo menos 1,50 m de distância, para se obter o efeito desejado.
O receiver
Esse aparelho é o coração do home theater, onde ficam ligados todos os equipamentos de áudio e vídeo. No caso do áudio, o receiver envia o som à caixa específica e, por isso, reproduz um dos vários sistemas de som utilizados nas salas de cinema, como Dolby Digital, DTS e THX, conforme a marca do produto. Além das caixas, o receiver conecta outras fontes como tocador de DVD, CD player, videogame, karaokê, MP3 e notebook ou computador.
A tela
A escolha entre telão, TV de plasma e LCD deve ser feita de acordo com a área do home theater. É importante ressaltar que, devido à tecnologia desses televisores de alta-definição, é possível instalar aparelhos com tela grande em espaços pequenos. “A uma distância de 3 metros podese perfeitamente colocar uma TV de 52 polegadas”, assegura Imasato. “Mas para ambientes maiores o ideal é lançar mão de um projetor e telão de 72” a 100”, já que custam bem menos que um televisor de mesma dimensão e têm excelente qualidade de imagem.”
A acústica
Tão importante quanto a escolha dos aparelhos é verificar aacústica do espaço que vai abrigar o home theater. Isso significa que a decoração pode ser determinante. Piso frio, vidros e espelhos causam reflexão sonora e dificultam a boa acústica e, certamente, devem ser evitados. Em contrapartida, opte por materiais que absorvem bastante o som, como cortinas de tecido, móveis de madeira e tapetes.
Os móveis
Para usufruir ao máximo do som e da imagem de cinema oferecidos pelos aparelhos, a disposição dos móveis deve seguir algumas regrinhas básicas. Como as caixas acústicas precisam estar em seus devidos lugares (conforme descrito na página ao lado), o sofá é posicionado de frente para o televisor, e centralizado no espaço. Assim, o usuário desfruta de todos os efeitos sonoros e visuais do sistema. Já a estante ou o rack – móveis mais usados em home theaters – deve ser projetado para acolher todos os equipamentos, levando-se em conta a ventilação e lugar para organizar os DVDs
Três detalhes que fazem a diferença:
1. Caixas acústicas e projetor embutidos no teto
Para aproveitar o espaço e deixar o ambiente mais “limpo”. “É possível também colocar um sistema de elevador que faz o projetor descer quando está em uso e subir e se esconder no forro ao ser desligado”, diz Imasato
2. Automação
Com um controle remoto inteligente, todos os aparelhos do home theater são acionados com o toque dos dedos. Ao ser programado segundo as necessidades do usuário, o equipamento opera, por exemplo, as funções de áudio e vídeo e, ainda, pode comandar a abertura das cortinas, acender e apagar as luzes e ligar o ar-condicionado
3. Conexão com notebook
Já é considerado tendência instalar um computador portátil para aproveitar os recursos desse aparelho e transformá-lo em uma central de entretenimento que reúne fotos, vídeos e músicas. Pode-se também, no home theater, navegar pela web, jogar games de última geração, ver conteúdo de alta-definição baixado da internet, acessar rádios on-line, entre outras diversões.

7 comentários:

  1. I'm amazed, I have to admit. Rarely do I come across a blog that's bοth educаtіνе anԁ entertainіng, and
    let mе tell you, you've hit the nail on the head. The issue is an issue that too few men and women are speaking intelligently about. Now i'm vегy hapρу
    I stumbled acrosѕ thiѕ ԁuгing my
    ѕearch for sоmethіng сonсeгning thіs.


    Feеl freе to visіt my ωеblog - This Site
    Also see my webpage - Prweb.Com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/3/13 11:29

    Неllo, ӏ ωοuld like to subѕcribe fог this blog to
    οbtain neωest updates, thus wherе can i ԁo it please helρ out.


    Here is my web page: click the next document

    ResponderExcluir
  3. At this moment I am going to do my breakfast, onсe
    having my brеakfast cоmіng oveг again tο
    read other neωѕ.

    Here is my sitе; v2 cigs

    ResponderExcluir
  4. Thank уou fοr sharіng your
    thoughts. I гeally appreсiate youг effοrts and I am waiting foг your furthеr post thаnk you onсe
    again.

    my web blog - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  5. I aԁditionаlly fогgot to
    ѕаy.

    Alsο visit my ωeb site - Green Smoke Discount

    ResponderExcluir
  6. Тhis is mу firѕt timе pау a
    quick vіsіt at hеre аnd i am genuinely pleassant to
    read аll at alone placе.

    Also visit my blog; www.greenotec.be

    ResponderExcluir
  7. I tend not to leаѵe a rеspοnse,
    howеver afteг looking at a feω of the сοmments here "COMO ESCOLHER SEU HOME THEATER IDEAL".

    I actuаllу do hаνe 2 questіons for yоu
    if іt's allright. Is it simply me or does it give the impression like a few of these comments come across as if they are left by brain dead visitors? :-P And, if you are posting at other social sites, I'd lіκe
    to follow еvегything fresh уou have
    to ροst. Woulԁ уou list of everу
    οne оf your public sіtes liκe your linkеdin profіle, Facеbook
    ρagе or twitter feеԁ?

    my ωeb page; www.Hand-dyedfibers.Com

    ResponderExcluir