segunda-feira, 1 de março de 2010

OS MÁGICOS VÃO LIVRES

A nova sede do governo de Minas Gerais projetada por Oscar Niemeyer que será inaugurada no próximo dia 4. Dois prédios são curvos como o Copan e têm grandes panos de vidro que garantem ventilação e iluminação naturais, o que economiza energia elétrica. Além disso, há captação da água de chuva que será usada nas descargas sanitárias.
O mais sensacional está no terceiro prédio, o palácio governamental (à esq.). Com um vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura, é considerado o maior edifício suspenso do mundo. Praticamente, deixa no chinelo o prédio do MASP, projetado por Lina Bo Bardi, com um vão livre de 80 metros.
Tudo é obra e graça da estrutura de concreto armado. Mas, para nós, leigos, parece mais efeito de mágica que edifícios tão grandes sejam sustentados por apenas dois apoios laterais ou pórticos de concreto armado. Olhá-los é muito tão fascinante !!

7 comentários:

  1. Fantástico!!! Em pensar ha alguns anos, aos 98 anos, ele, Oscar Niemayer, se casou novamente...

    ResponderExcluir
  2. Acho as obras de Oscar Niemayer fantásticas!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Fantástico mesmo, a Bila tem toda razão. Eu já fui visitar o Copan e fiquei fascinada, assim como sou fascinada pelo MASP, como boa paulista e amante de design!! Poxa, adorei seu blog, já disse isso, mas gostei mesmo! Vem me visitar uma horinha dessas, mas meu blog é de decoração, não tem nada de arquitetura, tá e ainda tá novinho rsrs mas adoraria recebê-la lá. Já estou te seguindo!! bjks

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho Carmen!!!!Adorei seu blo, tem excelentes idéias e muito bom gosto!!!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Mary, tudo bom? Quem me mandou vir aqui no seu blog foi a Carmen do comentário aí de cima.
    Ela disse que eu ia amar, e acertou em cheio.

    Já vários do seus post antigos, e amei mesmo, seu blog é o máximo tem tudo a ver com o que eu gosto e já estou super te seguindo.

    Assim como vc sou estudante de arquitetura e tenho um blog, o http://the-imagineer-br.blogspot.com/

    Espero sua visita, espero que sejamos parceiros!

    beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sergio!!!!
    Adorei tbém seu blog, já estou te seguindo!!!!Muito obrigada pelo carinho!!!!Bjs

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/3/10 15:27

    Bem interessante esse post sobre o grande Arquiteto Oscar Niemayer, porém como um estudante de engenharia civil gostaria de deixar um comentario para que as pessoas pudessem refletir. Deixando totalmente de lado a capacidade de criação de Niemayer e também toda a beleza da obra - convenhamos é algo de outro mundo - o que mais me levou a refletir sobre tal construção foi quem o contratou, o governador Aécio Neves. A obra está sendo avaliada em mais de 1 bilhão de reais. Sou estudante mas já trabalho em uma construtora e fui perguntar ao meu chefe quanto custaria se fossem colocados pilares naquele lugar. O custo reduziria em aproximadamente 20%. Agora pense comigo. Uma obra feita para algum orgão público sempre acabam sendo colocados os valores lá em cima, deixando um vão livre desse tamanho já deixou ainda mais caro e tirando o que é desviado acarretou em um abuso de dinheiro retirado dos cofres públicos. Me pergunto o por quê essa obra não ser feita por empresas privadas. Será que é apenas por que elas querem economizar um poukinho?????
    Brigadao pela paciencia

    ResponderExcluir