quarta-feira, 24 de março de 2010

GINÁSIO DE GUARULHOS DE VILANOVA ARTIGAS

Vou mostrar para vocês duas escolas que visitei em São Paulo, que faz parte do progama do FDE(Fundação para o Desenvolvimento da Educação).
Foram dois estudos de caso que apresntei na faculdade para ter de base para um futuro projeto de esola que vou desenvolver.
Criada em 1987, a FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, tem como uma de suas principais funções: construir escolas, adequar os prédios, oferecer materiais e equipamentos necessários à Educação.
Utiliza o sistema construtivo pré-moldado de arquitetura do Estado de São Paulo.
Garante uma melhoria da qualidade das obras reduzindo prazos e manutenção (melhor relação custo benefício).
Os projetos são terceirizados através da contratação de diferentes escritórios de arquitetura.

O Ginásio de Guarulhos batizado posteriormente de Conselheiro Crispiniano é considerado um dos grandes símbolos da arquitetura moderna. Projetado em 1960 pelo renomado arquiteto João Batista Artigas, inaugurado um ano depois, o prédio passa por um processo de tombamento pelo CONDEPHAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. CONSELHEIRO CRISPINIANO, um das mais expressivas e importantes escolas de Guarulhos, orgulho da cidade.

Vilanova Artigas, por volta de 1959, começa a conceber a estrutura não mais como mera arcabouço de sustentação do volume, mas como forma expressiva que enriquece e dinamiza a espacialidade da obra. Redireciona a questão da forma entendida como volume geométrico para as estruturas.
Criou algumas escolas, como: o ginásio de Itanhaém (1959), o ginásio de Guarulhos (1960) e a FAU da USP (1961). Onde decide por um partido que favoreça a integração orgânica entre os setores.

No ginásio de Guarulhos, mantém-se o partido dos diversos setores articulados sob um mesmo teto: de um lado, uma longa faixa linear de salas de aula, do outro, os setores reservados á administração, biblioteca e cantina. No meio dessas alas estão os pátios abertos e ajardinados e o pátio coberto central, com o sistema de iluminação zenital ( primeira vez usado em seus projetos).
O interior do ginásio ganha grande importância. Há uma dinâmica no expressivo desenho dos pilares de sustentação, com largos panos recortados, para, assim, vencer grandes vãos no interior.
Há neste projeto, um cuidado especial com as condições de iluminação: a face sudoeste é protegida por elementos de concreto vazado e o grande pátio central recebe iluminação zenital.


No pátio há ainda um painel pintado por Mario Gruber.
A escola de Guarulhos foi feita junto com seu amigo e calculista Carlos Cascaldi.
A seguir plantas e cortes da escola:




10 comentários:

  1. Sou apaixonada por essa escola, estudei lá na década de 70. Saudadesssss

    ResponderExcluir
  2. Mary voce pode me informar o endereço da escola? tbm estudo arquitetura e meu estudo de caso sera nesta escola, e nao achei o end no google

    ResponderExcluir
  3. fica no centro de Guarulho, próximo à praça dos estudantes, av Dr Timóteo Penteado.

    ResponderExcluir
  4. Mary, qual o nome desse livro que você encontrou essas plantas? também estou estudando essa escola... Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá Mary, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou montando um estudo de caso com essa escola, porém não consigo achar as plantas assim com a descrição dos ambientes e nem consigo salvar com boa resolução essas imagens. Você poderia fazer o favor de me mandar essas imagens?? Ficaria muitíssimo agradecida!!! Meu email é nadinimiranda2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/3/16 14:58

    Olá, achei muito interessante a postagem do ginásio de Guarulhos. Estudo Arquitetura e Urbanismo na Universidade Católica de Brasília e estou fazendo um trabalho de repertório com escolas no território nacional e internacional. A escola que estamos fazendo o estudo é justamente a obra do Vilanova Artigas. Gostaria que me enviasse mais informações a respeito da obre do arquiteto ou que poderíamos conversar via email. Meu email é ketlen.f.m@hotmail.com
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. ola querida, voce já esteve na escola, se não sinta-se convidada, sou professora desta escoal, que tal uma visitinhs

    ResponderExcluir
  8. Olá Mary, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou montando um estudo de caso com essa escola, porém não consigo achar as plantas assim com a descrição dos ambientes e nem consigo salvar com boa resolução essas imagens. Você poderia encaminhar para meu email ? obrigado marcio_mpc288@hotmail.com

    ResponderExcluir