quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COMO PROJETAR SEU CLOSET

Os profissionais são unânimes: em primeiro lugar o closet precisa reunir organização e acesso fácil às roupas e acessórios, além de proporcionar praticidade na hora do vestir. "Um closet ideal deve ser dimensionado de forma que acomode todos os pertences de maneira organizada e facilite o manuseio", ressalta Cesar Cini, diretor-presidente da Cinex.

Como homens e mulheres têm demandas distintas, o projeto precisa considerar essas diferenças. Camisas, calças, gravatas, ternos e sapatos devem ser acomodados em cabideiros, prateleiras e gaveteiros de tamanhos específicos, variando apenas de acordo com a quantidade e o espaço disponíveis. Já o espaço feminino deve prever nichos para bolsas, mais altura nos cabideiros para vestidos longos, local para joias, maquiagem e acessórios. Em ambos os casos vale aproveitar as partes mais altas para acomodar objetos como malas e cobertores, que são usados esporadicamente.
O tamanho do closet deve variar de acordo com a necessidade do morador e o espaço disponível. "Áreas a partir de 5 m² já são consideradas adequadas para um closet de casal", destaca a designer de interiores Andréa Vivas. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90 m uma da outra, permitindo que a marcenaria tenha pelo menos 0,60 m de profundidade e a área de circulação fique com 0,70 m de largura, espaço mínimo suficiente para uma pessoa.
Proporção ideal
Na hora de planejar cabideiros, gavetas, nichos, sapateiras e maleiro, a disposição e a quantidade de cada item são livres e dependem do perfil do usuário. Porém a designer de interiores da Mr. Closet, Clarissa Lemos, revela que uma proporção usual divide a marcenaria em quatro partes: ½ da área é reservada para cabideiros; ¼ é destinado para gavetas e nichos para roupas dobradas; e outro ¼ para prateleiras maiores, que armazenam bolsas, sapatos e demais artigos.
Por conta do acesso menos prático, no alto dos armários deve ficar o que é menos usado, como malas de viagem, roupas grossas de inverno dobradas, chapéus e caixas. Os cabideiros e prateleiras podem ser centralizados e as sapateiras e gavetas podem ocupar o espaço inferior.
Medidas de conforto Segundo o arquiteto Rômulo Castro, a marcenaria bem planejada deve ter pelo menos 0,60 m de profundidade. Ele também recomenda a altura de cerca de 1 m para os cabideiros. Para o conjunto de gavetas, a mesma altura é recomendada e a largura sugerida varia de 0,40 a 0,80 m.

Os profissionais ainda indicam que nichos e prateleiras podem ter de 0,30 a 0,40 m de altura, o que permite acomodar pilhas de roupas dobradas ou guardar objetos como bolsas. Na parte superior, as prateleiras podem ser um pouco maiores, com altura entre 0,40 e 0,45 m para acomodar malas e caixas.
Nos armários femininos é preciso deixar um espaço de 0,40 m de largura livre e uma boa altura para guardar vestidos longos.
Portas e espelhos
Os profissionais indicam a porta deslizante como a melhor opção para os closets, pois é mais prática, além de economizar espaço para a circulação. Deixá-lo aberto também é uma opção.
O espelho é fundamental para que o closet fique completo. "Ele deve ser colocado estrategicamente para que a pessoa possa ver sua imagem desde os pés até a cabeça", recomenda o coordenador de Arquitetura da Dell Anno, Jonas Poyastro. O espelho pode ocupar uma parede livre. Se não for possível, vale instalar nas portas, do lado externo. Em closets abertos e sem paredes livres a solução é instalá-lo atrás da porta de acesso.

Iluminação e ventilação O closet deve possuir uma boa iluminação geral, de preferência difusa e com alguns focos de destaque. A preferência é por lâmpadas brancas e amareladas, que não interferem nas cores dos tecidos. Os LEDs também são uma boa pedida para a iluminação interna de gavetas e cabideiros, pois não esquentam. "Para a iluminação geral, aconselho rasgos no gesso equipados com fluorescentes T5. A iluminação pontual deve ser direcionada para os armários, facilitando a visualização dentro dos mesmos - nesse caso as lâmpadas incandescentes comuns e a PAR 20 são boas opções", ressalta Andréa.
Sempre é indicado prever a instalação de uma janela para ventilação, de preferência na parede oposta à porta de entrada. "A janela ideal para um closet deve ficar mais alta, próxima ao teto, e serve apenas para trazer ventilação e iluminação natural para o ambiente, sem deixar que a luz solar incida diretamente nas roupas", recomenda Clarissa. Porém, em casos em que a instalação da janela é impossível é preciso aproveitar a ventilação que vem dos ambientes adjacentes ou forçá-la artificialmente.

Revestimentos e marcenaria
Como este é um espaço onde normalmente o usuário está descalço, o carpete ou os tapetes são boas dicas para revestir o piso. Outra solução é acompanhar o revestimento utilizado no dormitório, geralmente confortável ao tato. Para a marcenaria o MDP e MDF são opções de materiais modernos, resistentes, fáceis de limpar, e que não perdem tonalidade original com o tempo. Para as portas, pode-se trabalhar com os mesmos padrões utilizados na parte interna, espelhos, vidros e acrílicos coloridos.

O planejamento é fundamental para garantir espaços bem aproveitados, organização e conforto. Confira as medidas, as divisões e outras dicas valiosas


5 comentários:

  1. o mundo precisa de pessoas assim como voce.. parabens por dar a todos nós um pouco de sua arte. Que seus clietnes e amigos saibam valorizar seu trabalho.
    Marcos
    omeuoteuosdeles.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Mari, vc é muito talentosa!!!!!!!!!!!!!
    O seu blog é muito lindo e muito obrigada por dividir conosco estas idéias maravilhosas!!!!!!!
    Tenha muito sucesso na sua carreira!!!!!!!!!
    Ana Claudia

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho Mary, muito informativo, dá uma geral em todos os aspectos ... desejo a você muito sucesso na sua carreira.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, suas informações são maravilhosas.
    Marilene

    ResponderExcluir
  5. Achei excelente, bastante informação, foi muito útil, pois estou programando a confecção de um closet.
    Vilma

    ResponderExcluir