sábado, 12 de dezembro de 2009

SALAS DE ESTAR

SALAS DE ESTAR PEQUENAS, MAS ACONCHEGANTES

Se o espaço é compacto, vale a pena investir em um bom sofá de três lugares. Este, extraconfortável, conta com um encosto largo, capaz de oferecer apoio aos desenhos emoldurados. À frente, a TV de plasma está instalada em um painel de freijó. Uma grande janela em L, com esquadrias também de freijó, garante luminosidade ao ambiente. Projeto de Consuelo Jorge.

A moradora pediu às arquitetas uma decoração bem feminina. Assim, foram explorados os tons de amarelo, rosa e dourado, sobre uma base neutra. Mesinhas de acrílico transparente, além de fazerem o papel de banquetas, são uma boa opção para aproveitar melhor o espaço sem pesar no visual do ambiente. Para melhorar a distribuição dos ambientes, o móvel do home theater estabeleceu áreas para o estar e o jantar. Outro detalhe que faz a diferença: apartamento pequeno não combina com cortina volumosa. Por isso, aqui optou-se pela instalação de uma persiana e xales de veludo retos nas laterais. Projeto de Silvia Franchini e Priscila Baliu.

Neste projeto, todos os ambientes, com exceção do quarto do jovem morador, foram integrados – até o terraço, delimitado pelo piso de itaúba e marcado pelo banco, que oferece espaço para receber os convidados. Mesmo assim, essa área ainda pode ser isolada com as persianas rolô, que chegam ao piso e também diminuem a luminosidade. Móveis leves e empilháveis são um dos segredos para ter ambientes pequenos agradáveis e bem organizados. Aqui, os bancos vermelhos de plástico cumprem o papel de assento e mesinha. Projeto de Antônio Ferreira Jr. e Mario Celso Bernardes.

Com uma base neutra, pitadas de cor e marcenaria bem planejada, criou-se aqui uma decoração funcional e cheia de personalidade. Ao lado da TV, destaca-se na parede pintada de preto a tela de Mônica Sartori. Observe como o desenho do móvel baixinho respeita o espaço da obra de arte. Combinaram-se móveis antigos (a poltrona vermelha) e novos (o sofá da sala), salpicando cor com parcimônia. Projeto de Lúcia Cotta.

Esta decoração de atmosfera masculina privilegia tons sóbrios e móveis de bom desenho. O cinza da parede é a cor predileta do morador devido a seu grande poder de adaptação – apesar de ser um tom frio, se revela aconchegante ao fazer parceria com outros tons e texturas. Projeto de Antonio Gomes Júnior.

Nesta sala, o colorido é pontual. Cadeiras leves e compactas, como a rosada, são sempre bem-vindas em espaços pequenos, pois podem se locomover facilmente, oferecendo assento para os convidados ou apoiando livros. O móvel de laca concentra aparelhos de DVD, receiver e caixas acústicas. A porta de correr nunca atrapalha a passagem. Se não há lugar para mais estofados, vale investir em um sofá confortável. Este possui espaldar e braços baixos, para não pesar no ambiente. Ao lado dele, a mesinha, com apenas 25 cm de largura, vira uma aliada na hora de assistir TV ou receber os amigos – ela deixa controles remotos à mão e também acomoda copos e aperitivos. Projeto de Marcella Leite e Leonardo Strauss.

2 comentários:

  1. lindas mesmo!

    estou deixando uma mensagem por onde passo e
    passei para conhecer esse blog amigo

    vai com carinho pois...

    virtuais ou não, os amigos chegam para somar, para dividir e compartilhar as coisas bonitas da vida. Pois boas lembranças, são marcantes,e o que é marcante nunca se esquece!
    Foi bom ver coisa bonitas por aqui!!

    bjs adoraria recebê-la em meu cantinho!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho!!!!!
    Adorei seu blog!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir