segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

IDÉIAS DE REVESTIMENTOS PARA PISO E PAREDE

22 e 23. Tijolos e cimento queimado foram as sugestões de revestimentos econômicos e despojados para o apartamento dos recém-casados. “Baratos, eles pedem apenas um pedreiro experiente para a instalação”, diz a arquiteta paulista Thais Terdiman. A parede ganhou tijolos comuns (Tijoblocos), cortados pela metade, assentados sem rejunte e com juntas desniveladas. No piso, a superfície de cimento recebeu resina acrílica (trabalho de Gilvan Henriques de Souza).


28 e 29. Cansado do verde que tingia as paredes da copa e da cozinha do apartamento, o casal buscava uma alternativa de cor. O designer paulistano Décio Navarro propôs então um painel sobre a parede branca. “Assentei azulejos antigos de seis cores diferentes e sobre eles colei adesivos que reproduzem desenhos dos anos 1970.” Azulejos da Relíquia dos Azulejos, adesivos desenhados por Décio e produzidos pela Knoblauch, piso de porcelanato linha Paris Night (Gyotoku).

26 e 27. O terraço deste apartamento em São Paulo virou uma extensão da sala de estar. “Como o ambiente é amplo, usei madeira no piso e na parede para torná-lo mais aconchegante”, conta a arquiteta Debora Aguiar. Os tacos de amêndola (10 x 40 cm, da Gasômetro Pisos) colados no contrapiso foram tratados com Bona. Na parede, colaram-se painéis de freijó simples e outros ripados, que destacam os pilares (execução Marino Móveis).

24 e 25. O casal pediu à arquiteta paulista Cláudia Hypólito um revestimento inovador e fácil de manter; ela lembrou-se do laminado decorativo da Pertech. “A estampa retrô os encantou.” Vendido em chapas com espessuras de 0,5 a 20 mm, ele foi colado diretamente sobre a parede. É limpo com sabão neutro e pano úmido, formando uma boa dupla com o piso laminado Durafloor carvalho, linha Studio, da Duratex.
20 e 21. Mistura de materiais e texturas foi o pedido dos moradores deste sobrado paulistano. A arquiteta Patrícia Duarte e a designer de interiores Patrícia Rangel sugeriram piso de porcelanato bege (60 x 60 cm, da Pamesa) na sala e mármore crema marfil na escada (DSM Mármores e Granitos). O toque de textura vem do papel de parede metalizado com bolinhas (linha Oxyzen, da Luri). “Lembra uma miscelânea de pastilhas”, diz a arquiteta.
13 e 14. Ficou mais acolhedor o canto de refeições depois que os arquitetos paulistanos Luis Café e Vivian Contri instalaram este painel com relevos laqueado de preto. “Ele demarca o ambiente, que é integrado à cozinha”, diz Vivian. No painel de MDF pregado na parede, foram coladas ripas de diferentes larguras (execução da HJ Marcenaria). O piso leva placas de porcelanato polido Zeus (60 x 60 cm, da Gyotoku).
12. O piso original da casa dos anos 1970 encantou os proprietários e o arquiteto paulistano Leonardo Junqueira, convocado para a reforma. Assim, decidiram repetir o acabamento no anexo construído para aumentar a sala de jantar. “Reproduzimos a paginação com parquês iguais aos originais”, conta Leonardo. Os parquês, de pau-marfim e ipê, são da Recoma e foram protegidos com resina Bona.
10. Cozinha integrada deixa tudo à vista. Por isso, os revestimentos precisam fazer bonito. Foi pensando assim que os designers da ,ovo – os paulistanos Luciana Martins e Gerson de Oliveira – escolheram pastilhas de vidro de diferentes tamanhos (linha Cristal, da Vítrica) para revestir a parede atrás da bancada de trabalho. “As pastilhas foram coladas com silicone, seguindo a paginação que desenhamos no computador”, conta Gerson.
8 e 9. Convidada a criar um cantinho atraente no pequeno quintal, a paisagista paulistana Claudia Muñoz lançou mão de placas de deque prontas (30 x 30 cm, do Empório dos Dormentes). “Elas foram pregadas na parede e pintadas em três tons, com apenas uma demão de tinta acrílica, para que os veios da madeira fiquem à mostra”, fala. O deque também forma uma passagem no piso, que foi coberto de pedriscos.
6 e 7. É nesta sala de estar que o casal trabalha e se reúne com os três filhos para ver TV. Pensando nesse movimento, a arquiteta paulistana Maria Fernanda Rodrigues instalou revestimentos duráveis e de fácil limpeza. No piso, manta vinílica (linha Imagine, da Fademac) colada sobre contrapiso. A parede recebeu tinta acrílica cinza-chumbo da Tintas Coral (ref. 9161-2, comprada na Império das Tintas).

3 e 4. A copa é uma importante área de convívio para os moradores deste apartamento carioca. Como ela divide espaço com a cozinha branca, as arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel sugeriram um toque de cor e aconchego. “Tingimos uma parede de vermelho, bem quente e contrastante”, diz Paula. Elas usaram tinta acrílica da Tintas Coral (ref. Delícia de Café). O piso de porcelanato é da Portobello (Simplesmente Branco, 45 x 45 cm).

1 e 2. Estampas e texturas fazem parte das preferências do casal que divide o apartamento paulistano com o filho de 3 anos. Para adequar o visual novo da cozinha reformada ao gosto dos moradores, o designer Marcelo Rosenbaum revestiu as portas dos armários com papel de parede (LJ Woods, da Celina Dias). Já o piso ganhou ladrilhos hidráulicos (Brasil Imperial) com um desenho geométrico que cria ilusão de profundidade. Conheça outras 28 ideias de revestimentos para pisos e paredes para deixar sua casa na última moda.

5 comentários:

  1. gostei muito de td ...parabens...boa semana

    ResponderExcluir
  2. boa tarde Mary , adorei seu blog , parabéns !!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo carinho Luana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mary, estou procurando opções de desenhos de textura... a cor da parede da textura será um marrom bem escuro, porém, como pintaremos com gel clareará um pouco... enfim se tiver alguns modelos de textura me envie por favor, se puder deixa um link no meu orkut: Bárbara Rolim, http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=17202187607236679598.

    Valeu.

    ResponderExcluir