terça-feira, 6 de outubro de 2009

IMITAÇÃO DE TIJOLO Á VISTA

As paredes com tijolos aparentes são um recurso clássico na decoração. Siga esses passos para obter um efeito que o imita.
Você precisa de:
Fio de algodão
Giz
Fita adesiva de 1 cm de largura
Massa corrida
Areia
Espátula
Selador de parede
Tintas acrílicas: laranja, preto, vinho, azul queimado, verde cimento
Tinta látex branca
Pincéis
Pano de algodão

Passos:
Faça linhas na parede paralelas ao chão. Para isso, prepare um fio de giz da seguinte maneira: Passe o giz pelo fio de algodão, segure as duas pontas e estique-o bem contra a parede. Depois, puxe do meio para fora e solte para que o giz fique marcado na parede. Repita o procedimento várias vezes, fazendo linhas horizontais. As linhas devem ter uma distância de 6 centímetros entre si. Sobre essas linhas, meça o comprimento de um tijolo. Faça uma fileira diferente da outra, para que os "tijolos" fiquem desencontrados. Comece com um tijolo inteiro e, na fileira de cima, com meio tijolo. Coloque a fita adesiva de 1 cm sobre as linhas horizontais e verticais.

Misture a massa corrida com areia fina. A proporção é de 6 colheres (sopa) de massa corrida para 2 de areia. Com uma espátula, deixe a mistura bem homogênea. Coloque essa mistura no espaço de cada tijolo, com uma espessura de 3 milímetros. Quando terminar a fileira, passe a espátula para alisar cada tijolo. Assim, você não terá que lixar.
Retire a fita adesiva enquanto o material ainda estiver fresco. É mais fácil do que quando estiver seco. Deixe secar.

Passe o selador sobre os tijolos e, depois, pinte com uma mistura de tintas nas cores laranja, vinho, azul queimado e uma gotinha de preto.

Passe um pano umedecido com o selador por cima para misturar as cores. Deixe secar.

Passe o selador sobre toda a superfície, incluindo os tijolos já pintados. Com um pincel, pinte as juntas com uma mistura de tinta látex branca com uma pequena quantidade de verde cimento e de preto. Acrescente um pouco de areia a essa preparação. Deixe as manchas de pintura que ficaram nos tijolos. Passe o pano sobre os tijolos para espalhar a tinta. Assim, você suavizará os tons. Deixe secar.

11 comentários:

  1. Minha amiga seguiu essa dica e fez no quarto dela,tá ficando lindo... então vou colocar essa dica no meu blog e depois colocar uma foto do quarto dela...
    Se quiser ver dá uma passada no meu blog... ah eu te segui
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Gostaria de fazer numa parede aqui em casa. Mas estou na "dita melhor idade" e gostaria de saber se vc tem alguém que faça este serviço como profissional. Meu nome é elisa e meu telefone é 011 73352898

    ResponderExcluir
  3. Olá Mary, gostei da idéia mas sem tempo para fazer isso. Eu quero colocar tijolinho aparente de verdade em casa, vc sugere? a idéia é deixar a frente da casa mais bonita e também evitar ficar pintando todo ano. se puder me ajudar com sua dica eu ficaria muito feliz :-) meu blog é http://minhacasaminhafamilia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. olá gostaria de aumentar minha casa e fazer uma suite com closet sem gastar muito é uma casa de chacara então gostaria de algo mais rustico ..obrigada ..marla30santos@hormail.com

    ResponderExcluir
  5. Fantástica essa textura...assim q tiver oportunidade vou por em prática...

    ResponderExcluir
  6. Todo o processo de textura dá certo, exceto as cores que ao serem misturadas não ficam iguais da foto, muito menos manchadas.
    Agora estou com uma parede texturada de tijolinhos, e pintada pela metade... horrível....

    ResponderExcluir
  7. poderia explicar melhor a mistura de cores e a forma de aplicar???

    ResponderExcluir
  8. Esse mesmo material serve para paredes externas?

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mary.
    Achei muito bonito teu trabalho na parede imitando tijolo aparente e quero fazer na área da churrasqueira. Minha dúvida é com relação ao selador de parede que vai sobre a pintura, pois o selador que tenho é branco quase como a tinta branca. Fico pensando se ele não vai cobrir toda a pintura. É necessário alguma diluição?
    Abraço
    eduardo

    ResponderExcluir
  10. adorei! farei no meu greenroom

    ResponderExcluir
  11. SimoneFonsecaPaes13/5/14 21:17

    Adorei essa ideia fiz numa churrasqueira massa de textura misturada com terra e os tijolinhos ficaram lindos

    ResponderExcluir