quinta-feira, 13 de maio de 2010

PAREDE DE REVISTAS

Algumas pessoas têm mania de fazer coleção de tudo, desde tampinha de garrafa a conchas do mar. Mas chega um momento em que é necessário deixar a energia fluir e se desfazer dessas quinquilharias. Mas o que fazer com estes objetos que já foram tão queridos? Se forem revistas – muitas delas –, aqui vai uma ideia do escritório de arquitetura sueco Elding Oscarson. Em um de seus projetos, uma agência de design gráfico em Estocolmo, foi criada uma parede cheia de revistas. O interessante é que o foco está na lombada e no calhamaço de folhas, dando um efeito de edições empilhadas. Abaixo, alguns ângulos do ambiente.




CASA COR SANTA CATARINA

Container Loft. Os arquitetos Lívia Ferraro e Lair Schweig inovaram para criar o loft do arquiteto: o ambiente de 47 m2 foi montado dentro de dois contêineres. O quarto, o banheiro e a varanda ficam no contêiner de cima. A sala, a cozinha e a lavanderia estão no contêiner inferior. Para unir os dois espaços, uma escada foi montada na parte interna do loft. Os arquitetos também inovaram nas ideias de reutilização de itens de casa: as garrafas de vinho viraram pendentes e as xícaras, colocadas de ponta cabeça, iluminam a cuba da cozinha americana. O loft também foi criado com uma preocupação com a temperatura. Na parte externa, os contêineres receberam uma pintura térmica que impede que a edificação receba calor. Internamente, as paredes foram recheadas com lã de vidro, que deixa o ambiente estável também no inverno.

Recepção e Bilheteria. Inspirados pelos lobbys de hotéis clássicos que passaram pelo retrofit (modernização de um ambiente ultrapassado), o arquiteto Américo Hara e as designers de interiores Betina Gomes e Flávia Becker criaram o espaço contemporâneo de recepção da Casa Cor Santa Catarina. Uma poltrona colorida, uma listrada e a tela do artista plástico Luciano Martins – que serve de moldura para uma TV – dão o tom da descontração do ambiente. O piso é Eucafloor laminado e o tapete é de pele natural.

Lounge Comercial. O espaço destinado ao contato profissional foi criado pelos arquitetos Raony Rhomberg e Gustavo Neves e foi ocupado pelas empresas Koerich Imóveis e Puxare. A decoração do ambiente mistura objetos de artistas locais com esculturas de cavalos chineses. Para finalizar, os arquitetos cobriram os 122 m2 do espaço com um piso de madeira e o forro de palhas de taboa. Título Flickr: Lounge Comercial, na Casa Cor Santa Catarina 2010 Tags: decoração, casa, casa cor, arquitetura, design, santa Catarina, mostra, lounge, comercial, piso de madeira, forro, palhas de taboa

Varanda com Trapiche. Inspirada no clima de casas a beira mar, a Varanda Trapiche foi criada em composição com o Yacht Brasil pelas arquitetas Caroline Amorim de Souza, Daniela Bussolo Cubha e Diana Macari, pela decoradora Andrea Coelho e pelo paisagista Luis Paulo Vieira. As paredes do ambiente são de gesso acartonado com textura na cor grafite. A parede do fundo foi revestida de madeira. O piso é de porcelanato (90 x 90 cm) da Portobello. Para alegrar a decoração, os arquitetos usaram telas de dois pintores catarinenses: Mônica Barroso e Paulo Gouvêa.

Ateliê Têxtil. Os arquitetos Leonardo Caldart e Letícia Silva Caldart se inspiraram na artista Clara Fernandes, que faz trabalhos artesanais com tecidos, para criar o Ateliê Têxtil no módulo apartamento do Casal na Casa Cor Santa Catarina. Para compor o ambiente os profissionais ousaram nas cores e nos materiais, que incluem palha e linho. Os arquitetos usaram também tecidos sustentáveis, na decoração, com fios feitos a partir de garrafa PET.

Banheiro do Casal. Em apenas 7m 2, as arquitetas Adriana Rocha e Helen Cristine de Rezende criaram o banheiro do casal na área do Apartamento de Família na Casa Cor Santa Catarina. A ideia era criar um ambiente com ares de Spa. Os destaques são o uso de vidro e corian que dão harmonia e leveza à composição do ambiente com a madeira de demolição usada em uma das paredes. Com design arrojado, a banheira tem conceito free-standing, ou seja, ela foi produzida em uma única peça maciça.

Loft do Rapaz. Em 54 m2, a arquiteta Karin Heinzen criou um espaço moderno, tecnológico e confortável para um rapaz. No ambiente, cozinha, sala e quarto ficam integrados, privilegiando a circulação do loft. Para deixar a cozinha mais prática, as arquitetas optaram por revestir a bancada de corian – material que não absorve cheiros e não mancha. As telas são do homenageado do ambiente, o poeta e artista plástico Rodrigo Haro.

Loft da Moça. O romantismo e a delicadeza são as características mais marcantes neste loft inspirado pelo estilo provençal. Projetado pelas arquitetas Débora Costa da Silva e Deisi Priori Costa, o espaço é integrado e combina estruturas de gesso acartonado e vidro. O destaque do ambiente são as estampas florais que aparecem nas almofadas, nas cadeiras e até na bancada da cozinha.

Quarto da Mamãe. Para dar leveza ao ambiente, as arquitetas Vanessa Faller e Maíra Queiroz deixaram o berço suspenso no canto esquerdo do quarto da mamãe. A cama também foi colocada numa estrutura diferenciada com um vão embaixo. O charme do ambiente fica por conta do painel que remete a renda bilro e vai da cabeceira da cama até o teto. O painel de mdf com retalhos de tecido deixa o ambiente ainda mais feminino.