terça-feira, 7 de setembro de 2010

NIEMEYER, 103 ANOS, NA ESPANHA

Para nós, brasileiros, é sempre motivo de orgulho ver o arquiteto carioca Oscar Niemeyer assinando projetos pelo mundo. Perto de completar 103 anos, ele continua realizando grandes obras. Mas, acho interessante observar que a maioria delas segue as mesmas linhas e propostas arquitetônicas.

Veja a maquete, os desenhos e as perspectivas do Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, que ele projetou e está sendo construído em Avilés, na Espanha.


Observe que dentro do auditório, cheio de curvas – bem características do arquiteto –, cada espaço ganha funcionalidade. Como o de São Paulo (que o arquiteto criou para o Parque do Ibirapuera), o auditório, com capacidade para duas mil pessoas, pode ser aberto em uma das laterais para que o público de fora assista ao espetáculo. Já o museu tem o contraste da simplicidade da cúpula externa com o interior moderno. Toda a obra está orçada em 30,5 milhões de euros e tem recebido contribuições de artistas de todo o mundo, entre eles Brad Pitt.


Neste momento, a construção está na reta final e o conjunto deve ser inaugurado em 2011. Tomara que nosso mestre centenário esteja bem para viajar até lá e receber mais homenagens no evento. Afinal, ele deu o projeto de presente à cidade em retribuição ao Prêmio Príncipe das Astúrias das Artes, que recebeu, em 1989, da fundação do mesmo nome na Espanha. Enfim, Niemeyer segue em frente como nosso arquiteto mais prestigiado no mundo.

4 comentários:

  1. Oi Mary!
    Falar o que de Oscar Niemeyer? Naõ sou arquiteta,mas para admirar um arquiteto como ele nem precisa. Lindíssimo esse Centro Cultural. Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7/9/10 20:29

    Oi Mary!!
    Admiro Niemeyer por tudo, pela arquitetura, pela sua história de vida, ele é um vencedor!!!
    Mais gostaria de colocar uma observação, em tempo de sustentabilidade e grande preocupação com meio ambiente, sinto falta de grandes espaços verdes em suas obras!!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Sou estagiária de História do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de SP e estou desenvolvendo uma pesquisa sobre o bairro de São Miguel Paulista para este órgão. Procurando na internet sobre o CDHU de Vila Jacuí encontrei o seu blog e ví fotos muito interessantes. Você saberia me dizer alguém do CDHU que poderia me fornecer esses dados ou se existe algum arquivo ou biblioteca para consultar o processo de construção dos conjuntos habitacionais? Caso você tenha alguma informação, poderia por gentileza mandar para meu e-mail mahenrique@prefeitura.sp.gov.br.

    Muito obrigada,

    Maiara Henrique Moreira
    Estagiária
    Secretaria Municipal de Cultura
    DPH - Seção Técnica de Levantamento e Pesquisa
    Tel. 3397-0216
    mahenrique@prefeitura.sp.gov.br

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com vc Marcele, falta grandes espaços verdes em suas obras......mas continuo sendo uma grande admiradora de seu trabalho!!!!!Amoooooooo.....rs
    Bjinhos.....

    ResponderExcluir