sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO INAUGURA NOVA BIBLIOTECA

Capital paulista ganha mais um espaço cultural, a Biblioteca de São Paulo

Engana-se quem pensa que a época das bibliotecas já se foi. Muito pelo contrário. Para se manterem atuais e dinâmicos, esses espaços dedicados à cultura vêm se adequando às novas tecnologias e implementando outros tipos de mídia. E foi com esse ideal que nasceu a Biblioteca de São Paulo, localizada na zona norte da cidade, dentro do Parque da Juventude - onde funcionava a antiga penitenciária de São Paulo, o Carandiru.

Construída em uma área de 4.257 m², projeto do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, a biblioteca inaugurada pelo Governo do Estado oferece à comunidade um espaço vivaz e sofisticado, com ar daquelas livrarias grandes e modernas. O acervo inicial de livros conta com 30 mil títulos, além de milhares de DVDs, CDs, audiolivros, histórias em quadrinhos, jogos eletrônicos, jornais nacionais e internacionais e revistas variadas. Tudo isso distribuído em dois andares coloridos e bem decorados pelo escritório Dante Della Manna – com direito a móveis assinados pelo designer Fernando Jaeger.

A biblioteca possui cinco áreas de atividades, divididas por faixa etária: uma para crianças de até 3 anos; outra para as de 4 a 11 anos; espaço infanto-juvenil, dedicado aos jovens de 12 a 17 anos; e espaço adulto com materiais acessíveis para maiores de 18 anos.

Lá, os usuários ainda têm à disposição um auditório, área para exposições temporárias e permanentes, atividades de incentivo à leitura e um café. Pessoas com deficiência têm acesso irrestrito a todos os ambientes, podendo desfrutar também dos 100 computadores com acesso à internet e dos sete Kindles – gadget da marca americana Amazon, que possibilita ler livros e mídias digitais em um único aparelho eletrônico.
Vale a pena reservar uma tarde para conhecer o lugar, adquirir conhecimento e, quem sabe, fazer amigos.
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Santana
(zona norte da capital – Acesso pelo Metrô Carandiru)
Terça a sexta, das 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 9h às 19h.
Entrada gratuita. Telefone: (11) 2089-0800

2 comentários:

  1. Poxa, Maricy, confesso que não sabia disso e eu amo bibliotecas, pois sou daquela época em que livraria e biblioteca eram locais em que se fazia silência shihhhh rsrs adoro! nossa, seu blog é maravilhoso! posso liká-lo lá no meu? bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelo carinho. Confesso que tambem adoro bibliotecas e livrarias,mas ainda não conheci pessoalmente, mas quero muito ir visitar !!!!Bjs

    ResponderExcluir